A BIENAL -
A 30a. Bienal de São Paulo responde ao motivo A iminência das poéticas.
"A iminência é entendida como aquilo que está a ponto de acontecer; a poética é entendida como discurso, aquilo que se expressa, que se cala, que se transforma e que ganha potência comunicativa por meio da liguagem das artes."
A exposição tem cerca de 3 mil obras de 111 artistas. "Os processos criativos de artistas de diversas procedêcias e gerações torna A iminência das poéticas um aparato discursivo no qual o que prevalece são os vínculos."
MINHA EXPERIÊNCIA -
Foi uma experiência única contemplar a Bienal, além do grande acervo em exposição é possível participar de oficinas e palestras nos ateliês, prestigiar apresentações musicais e teatrais, realizar visitas acompanhadas, dentre outros.
Ao caminhar pelas salas de exposição percebi que a representação explícita do processo de criação das obras estão vindo da parte dos artistas como um "jogo" ao expectador, o que me chamou muito a atenção pois as obras englobam reflexões sobre sobre o processo criativo peculiar de cada artista.
Muitas vezes a própria obra é o processo criativo, o que é uma característica marcante da arte contempoânea.
Dentro das características da arte contemporânea vale citar:
Experimentação;
Fragmentação;
Articulação;
Banco de dados.
![]() |
Placas indicando a entrada - Parque Ibirapuera |
Montagem 01 das fichas em uma pranhca de Tyvek. |
Montagem 02 das fichas em uma pranhca de Tyvek. |
- ARTESANATO x DESGIN x ARTE
![]() |
Exposição de Sheila Hicks. |
- FOTOGRAFIA
Exposição de Hans Eijkelb. Fotos tiradas em 7 de setembro de 2005, entre 14h e 16:30h, na praça Dam, em Amsterdã, Holanda. Hans Eijkelb retrata as ruas de diferentes cidade do mundo identificando padrões para criar suas séries de imagens. Assista o registro audiovisual pelo canal do youtube da Equipe Bienal que registrou a visita do artista holandês Hans Eijkelboom ao centro da cidade de São Paulo. O registro fotográfico compõe a obra que o artista apresenta na #30bienal. |
- IMAGEM E O SOM
![]() |
Exposição de David Moreno. Silêncio, 1995.
"A obra de David Moreno se
constitui na articulação permanente de dois universos: a figuralidade do som e
a sonoridade da imagem."
|
- EXPERIMENTAÇÃO
iNFORMAÇÕES SOBRE #30BIENAL
TRIGÉSIMABIENAL DE SÃO PAULO - A IMINÊNCIA DAS POÉTICAS
ENTRADA GRATUITA
HORÁRIO DE VISITAÇÃO: TER, QUI, SÁB, DOM E FERIADOS DAS 9 ÀS 19H - ENTRADA ATÉ 18HQUA E SEX DAS 9 ÀS 22H - ENTRADA ATÉ 21HFECHADO ÀS SEGUNDAS
Postado por:
Jéssica Bellincanta