segunda-feira, 29 de outubro de 2012

#30BIENAL - A iminência das poéticas.

Estive na Bienal semana passada e gostaria de compartilhar com vocês algumas das muitas coisas interessantes que vivenciei. Me acrescentou muito enquanto artista (levando em consideração a arte como suporte para a arquitetura) e me levou a pensar sobre os processos de criação.

A BIENAL -

A 30a. Bienal de São Paulo responde ao motivo A iminência das poéticas.

"A iminência é entendida como aquilo que está a ponto de acontecer; a poética é entendida como discurso, aquilo que se expressa, que se cala, que se transforma e que ganha potência comunicativa por meio da liguagem das artes."

A exposição tem cerca de 3 mil obras de 111 artistas. "Os processos criativos de artistas de diversas procedêcias e gerações torna A iminência das poéticas um aparato discursivo no qual o que prevalece são os vínculos."

MINHA EXPERIÊNCIA -

Foi uma experiência única contemplar a Bienal, além do grande acervo em exposição é possível participar de oficinas e palestras nos ateliês, prestigiar apresentações musicais e teatrais, realizar visitas acompanhadas, dentre outros.

Ao caminhar pelas salas de exposição percebi que a representação explícita do processo de criação das obras estão vindo da parte dos artistas como um "jogo" ao expectador, o que me chamou muito a atenção pois as obras englobam reflexões sobre  sobre o processo criativo peculiar de cada artista.

Muitas vezes a própria obra é o processo criativo, o que é uma característica marcante da arte contempoânea.


Dentro das características da arte contemporânea vale citar:

Experimentação;

Fragmentação;

Articulação;

Banco de dados.
Placas indicando a entrada -  Parque Ibirapuera



Como participei de uma palestra da semana do professor realizada em um dos ateliês da exposição, ganhei um material educativo sem igual. Composto por: 7 pranchas de Tyvek 1 caderno do professor, 1 cd de áudio, 7 fichas de pistas educativas, 71 fichas de artistas, 22 fichas de pontuação. Riquíssimo em conteúdo e dinâmicas. Ameeei. 



Montagem 01 das fichas em uma pranhca de Tyvek.





Montagem 02 das fichas em uma pranhca de Tyvek.

  • ARTESANATO x DESGIN x ARTE


Exposição de Sheila Hicks, que é uma das mais importantes artistas trabalhando com a arte têxtil.

"Encontrei minha voz e chão em meu trabalhinho. Ele me possibilitou construir pontes entre arte, design, arquitetura e artes decorativas."   (Sheila Hicks)

Exposição de Sheila Hicks.



  • FOTOGRAFIA

Exposição de Hans Eijkelb.
Fotos tiradas em 7 de setembro de 2005, entre 14h e 16:30h, na praça Dam, em Amsterdã, Holanda.
Hans Eijkelb retrata as ruas de diferentes cidade do mundo identificando padrões para criar suas séries de imagens.

Assista o registro audiovisual pelo canal do youtube da Equipe
 Bienal que registrou a visita do artista holandês Hans Eijkelboom ao centro da cidade de São Paulo. O registro fotográfico compõe a obra que o artista apresenta na #30bienal.




  •  IMAGEM E O SOM


Exposição de David Moreno. Silêncio, 1995. 

"A obra de David Moreno se constitui na articulação permanente de dois universos: a figuralidade do som e a sonoridade da imagem."

  •  EXPERIMENTAÇÃO




O taiwanês Tehching Hsieh raspou seus cabelos em 11 de abril de 1980 e iniciou a que seria sua segunda Performance de Um Ano, ao longo de sua vida fez 5 performances de um ano (todas muito radicais)! A perfomance em exposição nesta Bienal ele comprometeu-se a registrar, com um relógio-ponto, todas as horas do dia ao longo do período de um ano.

"Uma vez terminado meu trabalho, me separo dele. A arte tem sua prórpia vida. O documento da arte é um rastro graças ao qual você pode abordar meu trabalho, mas não é iguall à  arte em sim mesma. O público usará sua própia experiência e imaginação para aborsar emu trabalho." (Tehching Hsieh)







 ARQUITETURA
Para finalizar, gostaria de mostrar uma imagem que retrata a arquitetura contemporânea, ela não estava na bienal, encontrei em uma página do facebook, mas me fez lembrar sobre a arquitetura contemporânea e seus processos criativos! A parde ao fundo me representou exatamente isso: pesquisa, forma, fragmentação e experimentação!








 iNFORMAÇÕES SOBRE #30BIENAL


TRIGÉSIMABIENAL DE SÃO PAULO - A IMINÊNCIA DAS POÉTICAS


7 DE SETEMBRO - 9 DE DEZEMBRO 2012PARQUE DO IBIRAPUERA, PAVILHÃO DA BIENAL SÃO PAULO






ENTRADA GRATUITA
HORÁRIO DE VISITAÇÃO: TER, QUI, SÁB, DOM E FERIADOS DAS 9 ÀS 19H - ENTRADA ATÉ 18HQUA E SEX DAS 9 ÀS 22H - ENTRADA ATÉ 21HFECHADO ÀS SEGUNDAS

 

Postado por:
 
Jéssica Bellincanta










Nenhum comentário:

Postar um comentário